Quem somos

Rua Augusto Jesuíno Bauch nº 41 -Bairro Monte Alegre -Votorantim/SP Telefone: (15) 3243-5539 -e-mail: crechesvpvotorantim@uol.com.br

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CRECHE SÃO VICENTE DE PAULO COMPLETA 25 ANOS


Quem passa pela Avenida 31 de Março, principal rua do Centro de Votorantim não imagina que a poucos metros dali existe a Creche São Vicente de Paulo, a primeira Creche Comunitária do Município que completa o seu Jubileu de Prata pelos seus primeiros 25 anos de Fundação. A Obra Unida mantida pela Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) foi fundada em 26 de Janeiro de 1984 e atualmente atende 60 Crianças de 03 meses a 04 anos de idade filhos de famílias carentes ou de baixa renda. Trabalham na creche 11 funcionários, entre auxiliares administrativos, professoras, monitoras e serventes, além da equipe de cozinha que prepara as quatro refeições diárias para as crianças. Como referência, o custo mensal por criança gira em torno de R$ 200,00 (duzentos reais).

A História
Em 1972 os Vicentinos começaram a pensar na construção de um Lar para idosos. Depois surgiu a idéia da Construção de uma Creche, pois a única existente na cidade pertencia a Indústria Votorantim e havia muitas mães que precisam trabalhar fora de casa e não tinham com quem deixar os filhos nem mesmo pagar uma escolinha ou uma empregada. E em 1974 os Vicentinos começaram a trabalhar pela creche, promovendo festas, almoços, jantares e desenvolvendo uma série de atividades.
Depois de dez anos de luta, a creche finalmente surgiu. Antes, entretanto, há cerca de três anos e meio a Prefeitura doou uma área aos Vicentinos, de quatro lotes atrás do Centro de Saúde. Como o terreno havia sido desapropriado para se tornar uma área verde, houve um impasse e os Vicentinos acharam melhor não construir ali a Creche.
Em 1983, ano em que a SSVP de Votorantim comemorava o seu Jubileu de Ouro pelos seus 50 anos de fundação os Vicentinos conseguiram comprar com recursos próprios, três casas juntas, num terreno de 10 metros de frente por cerca de 100 metros de fundos. O espaço físico passou por uma reforma contando com duas salas para berçário, refeitório, cozinha, escritório e uma sala de aula, além de uma área para recreação e um espaço coberto.
Para as reformas os Vicentinos contaram com o apoio de diversas pessoas, que fizeram doações.
Em 26 de Janeiro de 1984 o sonho se tornava realidade com a fundação da primeira Creche Comunitária do Município que teve a sua primeira diretoria assim estabelecida:
Presidente: Dirce Pontes Tonche
Vice Presidente: Dante Tonche
1ª Secretária: Iane Alves Silva Miranda
2ª Secretária: Maria Zildinha Borgato Feitosa
1ª Tesoureira: Wilma Vetorazo Galli
2ª Tesoureira: Luiza Monteiro Pozza
Diretor Nato: Martinho Santos Matiaze
Vogais: João Pivetta, Maria de Lourdes Bompani, João Jacinto Vieira, Maria Troiano de Toledo e Enzo Fongaro.
A partir do ano de 2000 na administração das Consocias Shirlei de Castro e Terezinha Belei Pivetta a Creche começou a ganhar uma ampla reforma com a compra de um novo terreno ao lado ocorrido no ano de 1997, contando sempre com o apoio das Conferências Vicentinas, da Central Geral do Dízimo e da Prefeitura Municipal. No local foi construído uma nova Ala e depois reformada a já existente concluindo-se as reformas no ano de 2.007.


As Presidentes:
1984 - Dirce Pontes Tonche
1987 - Maria Inês de Castro
1990 - Regina Lopes da Silva
1992 - Dirce Pontes Tonche
1996 – Lourdes de Moraes Leme
2000 – Shirlei de Castro
2004 – Terezinha Belei Pivetta
2008 – Maria de Lourdes Santos Pinto