Quem somos

Rua Augusto Jesuíno Bauch nº 41 -Bairro Monte Alegre -Votorantim/SP Telefone: (15) 3243-5539 -e-mail: crechesvpvotorantim@uol.com.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

O direito da Criança ao respeito

O espírito democrático da criança não conhece hierarquia: ele sofre da mesma forma diante da fadiga do trabalhador, da fome de um camarada, da miséria de um burro de carga, do suplício de uma galinha sendo degolada. O cachorro e o pássaro são sues próximos, a borboleta e a flor seus iguais. Ela descobre um irmão numa pedra ou numa concha. Ela se dessolidariza de nós em seu orgulho de novo-rico; ignora que só o homem possui alma.
Nós não respeitamos a criança porque ela tem muitas horas de vida pela frente.
Enquanto nossos passos tornam-se pesados, nossos gestos interesseiros, nossa percepção e nossos sentimentos empobrecem, a criança corre, salta, olha em sua volta, se maravilha e interroga em pura gratuidade. Ela desperdiça suas lágrimas e prodigaliza seu riso generosamente.
No outono, quando o sol é raro, cada dia bonito é precioso, na primavera as árvores são verdes de qualquer jeito. Não há necessidade de cuidar supérfluos, precisa tão pouco para a criança ser feliz. Não a tomamos a sério, nos livramos dela com piruetas, sem consideração pela exuberância da sua vida, nem pela sua alegria que ele dá com tanta facilidade.
Corremos atrás do tempo. Cada quarto de hora, cada não tem a sua importância, enquanto a criança tem todo o seu tempo, não arrisca faltar ao encontro com a vida.